sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Pastoral da Saúde Lança Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos




É seguindo os passos de Jesus Cristo que a Pastoral da Saúde descobre o seu lugar e importância na sociedade. A vida é o dom mais precioso com que Deus agraciou o ser humano. Proteger a vida é uma missão sagrada de todos.

Num esforço de esclarecer e sensibilizar a sociedade em prol da doação de órgãos e tecidos para transplantes, a Pastoral da Saúde, com o apoio do FDS (Fundo Diocesano de Solidariedade), lança Campanha para discutir o tema com a comunidade e pela doação, gerar mais vida para todos.

Propomos que na Semana de 21 a 27 de setembro, se intensifiquem reflexões e iniciativas em favor da Vida: reflexões sobre a Palavra de Deus, celebrações especais, gestos de oferta simbólica da vida, cadastro de doação de medula óssea, doação de sangue, divulgação de informação sobre o assunto.

 

Informações importantes:

O Catecismo da Igreja Católica afirma: “a doação gratuita de órgãos após a morte é legítima e pode ser meritória” (n. 2301).

A encíclica Evangelium Vitae ensina: “merece particular apreço a doação de órgãos feita segundo normas eticamente aceitáveis para oferecer possibilidades de saúde e de vida a doentes, por vezes já sem esperança” (n. 86).

 “Encorajamos as pessoas e especialmente as famílias a que – livre, conscientemente e com a devida proteção legal – doem órgãos como gesto de amor solidário em consonância com o evangelho da vida. Certamente estamos diante de um gesto nobre e comovente: um sim à vida. ..Encorajamos a todos a colaborarem sempre mais com as doações de sangue e de medula óssea, tão necessárias. A doação de órgãos não contraria à fé cristã na ressurreição final, pois “Deus dá vida aos mortos e chama à existência o que antes não existia” (Rm 4,17). Todos aqueles que se dispõem a doar órgãos aos irmãos, tenham a certeza de que o amor e tudo o que se faz por amor permanecerão para sempre: “o amor jamais acabará” (1Cor 13,8).”

(CNBB)


http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=27930&op=saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário