segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Doação de medula óssea; conheça a importância e saiba como é feita a doação



Doação de Medula Óssea; as chances de encontrar um doador de medula óssea compatível são bastante raras. Nem todas as pessoas com idade entre 18 e 55 anos e boa saúde pode doar. Muitas pessoas aguardam em busca de um doador compatível. Conheças os passo de como doar e salvar vidas.

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, é feita uma consulta aos Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Se for encontrado um doador compatível, ele então será convidado a fazer exames complementares para realizar a doação.

Chances
Infelizmente é muito difícil encontrar um doador compatível com o receptor. A chance é, em média, de UMA EM CEM MIL!
Por isso, são feitas campanhas para que as pessoas dispostas a doar se cadastrem nos hemocentros. Quanto mais doadores houver, mais chances os pacientes em tratamento têm de conseguirem a cura.
Passo a Passo para se tornar um Doador Voluntário de Medula Óssea
Ser um doador é muito simples!
Você precisa ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de Câncer, Hepatite e HIV.
1° Passo: Cadastre-se:
Procure na sua cidade um local de cadastro para doadores de medula óssea ou um hemonúcleo autorizado e cadastre-se. Endereços dos locais de cadastro para doação de medula óssea
O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação com dados de contato. Também será realizada a coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Este exame de sangue não consiste na DOAÇÃO da medula óssea, apenas no cadastro de possível doador.
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
 
2° Passo: Se você for convocado:
Se aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será convocado.
Será necessário realizar novos testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade. Se a compatibilidade for confirmada, você será avaliado por um médico e decidirá sobre a doação.

Leia mais 
v
http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/16092014-201299-doacao-de-medula-ossea-importancia-da-doacao-pode-salvar-vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário