sábado, 16 de maio de 2015

Entenda como é feita a doação de medula óssea

Exames de sangue

O número de doadores de medula óssea no Brasil aumentou. Há 15 anos, eram apenas 12 mil inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Desde 2014, o Brasil já chegou à marca de 3,5 milhões de doadores cadastrados. O responsável pelo banco de doadores de medula óssea é o Instituto Nacional do Câncer (Inca). 
"É preciso que haja entendimento de que a quantidade de doadores necessários para atender aos pacientes que estão esperando os transplantes é uma proporção da população brasileira. É um percentual da população brasileira que representa a diversidade genética da população. O Brasil teve um salto nos últimos 15 anos em que conseguimos a participação de todas as regiões do país, todas as raças e cor da população estão representados no registro. Nós saímos de 12 mil doadores para 3,6 milhões, o que nos coloca como terceiro maior registro do mundo", ressaltou o diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do Inca e coordenador do Redome, Luís Fernando Bouzas, em participação ao programa Tema Livre desta segunda-feira (11). 
Bouzas lembra que ainda existe muita confusão sobre o que é medula óssea e como é feita a doação. "As pessoas confundem medula óssea com medula espinhal, que é parte do sistema nervoso e que está dentro da coluna vertical. A medula é o tutano, o tecido que se encontra dentro dos ossos. Esse tecido é muito importante porque dele se origina todas as celulas do sangue e do sistema imunológico, que defendem nosso organismo. Quando se substitui a medula óssea é um procedimento extremamente complexo, que tem indicacação para diversas doenças e tratamentos", explicou Luís Fernando Bouzas.
Sobre a doação, o médico enfatiza que o procedimento para tanto é extremamente seguro. "Quando ocorre a doação, ao mesmo tempo, há uma regeneração rápida desse tecido. Logo após a retirada do tecido, que é de uma fração 15% a 20%, 15 dias depois já há totalmente a recuperação do doador e do tecido retirado",  detalhou Bouzas.

Como doar medula óssea

O gerente do Redome, Alexandre José Almada, que também participou do Tema Livre, explicou que antes de fazer ser selecionado para doação de medula, a pessoa deve ir em um hemocentro para ser cadastrado.
"A pessoa preenche uma ficha com cadastros pessoais e, ao mesmo  tempo, coleta uma amostra de sangue, que vai servir para realizar um teste que vai mostrar a caracterização genética do doador. Isso ainda não é a doação. No futuro, quando houver o cruzamento de dados do paciente e do doador, outros teste serão feitos para concretizar a informação e aí a doação poderá ser feita". acrescentou Bouzas, informando que esse cruzamento é feito por computador.
fonte>>http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/05/entenda-como-e-feita-doacao-de-medula-ossea

Nenhum comentário:

Postar um comentário